h1

o exame CA-125

fevereiro 19, 2009

Algumas mulheres perguntam se o exame do CA-125 pode ajudar na identificação de quais jovens que tem cólica tem endometriose!

A resposta é não! o CA-125 é um exame usado por muitos ginecologistas na tentativa de rastrear a doença! Porém, ele tem uma baixa sensibilidade (50%) para a endometriose!

Isso quer dizer que apenas metade das mulheres com endometriose vai ter o exame alterado!

E ai, aquelas com a doença e com o exame normal vão deixar de receber o diagnóstico!

O exame acaba atrapalhando! O ginecologista vai ficar em dúvida sobre o diagnóstico, já que o CA-125 é normal!

Hoje acredita-se que o principal método de diagnóstico é a consulta ginecológica!!

Uma boa conversa entre a paciente e o médico é muito mais eficaz do que qualquer exame de laboratório!

22 comentários

  1. tenho todos os sintomas de endometriose o meu exame de ca 125 deu 9,3 tenho ou nao endometriose


    • Olá Magali, o fato do seu exame de CA125 estar normal não exclui a possibilidade de endometriose1
      Somente 4 em cada 10 mulheres com a doença vão ter alteração nos valores do exame!
      Para maiores informações visite o site dorpelvica.com.br


  2. Ola..
    Fiz exame do ca 125 e deu uma taxa bem alta 154U/ml e tenho muita colica, mas não tenho qualquer outro sintoma… o que posso ter?
    Obrigada


    • Olá Caroline,
      Se você tem muitas cólicas o exame do CA 125 nem seria necessário! Isso já bastaria para termos o diagnóstico de endometriose! Se o exame esta aumentado a causa da sua cólica esta explicada!
      Converse com seu médico sobre endometriose, o mais breve possível!
      Outros diagnósticos devem ser afastados, mas isso só é possivel com uma boa consulta ginecológica!
      abs
      Dr.Eduardo Schor


  3. Há uma semana tive uma fortíssima cólica localizada no baixo ventre, na região próxima ao osso pélvico. Não consegui identificar se era no canal da vagina ou se era no reto. Fiz o exame CA 125 a pedido de minha médica. O resultado foi de 72.9, altíssimo em relação ao Vr igual ou inferior a 21.0. Gostaria de saber maiores informações a respeito, desde já obrigada.


    • descobrie no ano passado que tinha endo e entao comecei fazer o tratamento com a zoladex,foi uma paz na minha vida passei nesse periodo,quando retornei para a segunda doze tinha feito exames e o cisto que tinha,nao existia mais ,entao a doutora suspendeu o tratamento ,passei no total 8 meses sem minhas regras foram alivios pra mim ,mas agora estou novamente com essa coisa ruim da endo,a medica pedio o exame de CA 125 e oresultado foi de 65.1 tomei a zola antes do exame pois nao podia esperar tinha muitas dores,entao continuo com muitas dores e nao estou entendendo mais nada pois agora sinto dores todos os dia ,mais pela madrugada entrando o dia.Gostaria de saber se alguem tambem sente assim como eu,


      • Oi Virlene, na minha opinião você deveria procurar outro médico o mais rápido possível


  4. Olá cara colega, olha estou na mesma situação q vc. Nosso caso é praticamente igual, não sei mais o q fazer com essa endometriose, estou no meu limite, as dores são realmente insuportáveis, incomodando até meu sono. Agora estou com um cisto endometriótico, a minha médica mandou eu tomar dimetrose por 30 dias e se não adiantar vou ter q fazer uma nova cirurgia. Não da nem de acreditar. Qndo puder entre em contato pelo meu endereço eletronico q segue acima. Podemos trocar informações. Um abraço…. Silvana


  5. Olá cara colega, olha estou na mesma situação q vc. Nosso caso é praticamente igual, não sei mais o q fazer com essa endometriose, estou no meu limite, as dores são realmente insuportáveis, incomodando até meu sono. Agora estou com um cisto endometriótico, a minha médica mandou eu tomar dimetrose por 30 dias e se não adiantar vou ter q fazer uma nova cirurgia. Não da nem de acreditar. Qndo puder entre em contato pelo meu endereço eletronico q segue acima. Podemos trocar informações. Um abraço…. Silvana silvanaffd@hotmail.com


  6. Eu ja fiz 11 trantamentos de fiv e icsi, logo, fiz uso de muitas medicações para a infertilidade.
    Tenho 30 anos e 1 filho de 11 anos.
    Gostaria de saber se eu sou fator de risco para cancer de mama e ovarios.
    Devo fazer o exame CA125 notineiramente???


    • Olá Grasiela,
      A correlação entre o uso de medicações para estimular a ovulação e o risco de câncer de ovário ainda é controversa!
      Entretanto, acredito que pela quantidade de medicação que vc deve ter usado deve ficar atenta!
      A dosagem rotineira do CA125 ou a ultrassonografia podem ajudar mas, o ideal seria uma consulta periódica com seu ginecologista para saber o melhor a fazer!


  7. Meu exame CA 125 deu 47.7…… tenho mtas dores no 1º dia da mestruação. Esse resultado pode ser cancer?


  8. Bem, eu fiz o exame cA125 e deu 71,1; minha medica disse que é caso Operatório,para a retirada entao desse cisto no ovario!
    Mta colica, tratamentos com anticoncepcionais nao resolveram o problema ,eu gostaria muiro da Opiniao de voces sobre essa cirurgia, se é mais viável procurar outro medico poiis talvez voces acham que nao ha necessidade de cirurgia, ou com esse resultado ha que correr ao tratamento cirurgico?
    !Espero respostas pois estou desorientada e nao sei oq eu faço!


    • Olá Andreia, A indicação cirúrgica é baseada em diversos fatores! Se o seu exame de CA125 continua alto após o tratamento clínico, se você tem um cisto no ovário que pode ser endometriose e suas cólicas continuam fortes, talvez a cirurgia seja uma boa escolha!
      Abs
      Dr.Eduardo Schor


  9. foi ao medico e disse a ele que estou emagrecendo perdi 5 quilos em 5 meses estou com dorres no corpo urticaria ela me pediu o exame de ca125 seria para saber o que especificamente


    • O CA 125 é um exame subsidiário. Ele não faz diagnóstico, só auxilia a hipótese feita pelo médico. Converse com seu médico e veja qual o otivo pelo qual ele pediu o exame.
      Abs
      Dr.Eduardo Schor


  10. Fiz o ca125 deu 5,8
    Gostaria de saber se estou com cancer ou não.


    • Seu valor de CA 125 é baixo. Entretanto, ele não serve para afastar nenhuma doença!! É só um exame auxiliar.
      Abs
      Dr.Eduardo Schor


  11. estou muito chateada pos foui a um medico e ele me pedio o exame de ca 125 e eu munca tinha ouvido mem falar tive que procurar informaçoes, tenho 43 anos fiz esterectonia total, e tinha edometriose e munca me pediram este exame, so agora que tenho muita dor como se fose colica mestttroal…..


    • Olá, O CA 125 é um exame que pode ajudar mas, o mais importante são seus sintomas. Não é habitual sofrer de cólicas depois de uma histerectomia. Em mulheres com antecedentes de endometriose isso pode acontecer. Uma boa investigação deve ser feita e, junto com o CA125 chegar a um diagnóstico.
      Abs
      Dr.Eduardo Schor


  12. No ano passado meu CA125 estava 171,4 a medica falou que é normal.Como pode ser normal se a referência é 35,fui em outra medica ela diz a mesma coisa,alguem pode me ajudar?


    • Várias são as causas de aumento do CA 125. Endometriose é uma delas. Dependendo dos seus sintomas e exame pode-se tentar definir a causa. de qualquer forma, um CA 125 elevado deve ser valorizado!
      Abs
      Dr.Eduardo Schor



Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

